HOMENAGENS

Querida Madá

Este bom dia é mais, muito mais especial
para os seus, para você e também para mim.
Lá atrás, no tempo quando você aqui chegou
estava escrito uma estrela brilhou
neste planeta pousou
o viver de muitos vai iluminar
com seu sorriso, seu carinho e bondade
 e para mim o grande e abençoado presente
Não tenho dúvidas em contar com sua amizade.

Parabéns, Madá!
 Que toda felicidade chegue em seu viver!

beijos

Lúcio Reis
Belém, Pa
28.03.2018




Para Mulher 8 de Março também!
Normal ou naturalmente em 08 de março quando celebramos o Dia Internacional da Mulher, tento homenageá-las com a composição de um poema ou pelo menos tento escrever algo para ficar e que até possa parecer com poesia.

Mas nesta data vou por outro caminho, tendo como chão as mesmas letras, sentenças que são usadas para criar gramaticalmente, e independente da forma, posto que, para mim o relevante é o grande ente da homenagem, razão da celebração e assim, seria como tomar uma pétala de rosa, uma das flores mais linda do universo ou um buquê o mais diferenciado possível. Tudo seria significante, mas a homenageada é que é insubstituível e, para mim, há aquela por demais importante e que na primeira palavra desta crônica insiro seu nome.

Em escritas anteriores já mencionei as mais variadas profissões abraçadas pela mulher e sobre as quais, está confirmado elas sempre se desempenham com brilhantismo, apesar de que algum reconhecimento em termos de valor não lhe seja conferido. Mas, essa diferença não as faz desistirem e nem relaxar na qualidade de  suas produções.

Não é e nem será muito referir que a mulher é muito mais inteligente que nós e, não faço essa referência no aspecto do embate “beligerante” ou da competitividade, mas registro por ser uma verdade que deve ser dita e propalada e por isso mesmo uma realidade.

A mulher de maneira geral, não tem intenção ou objetiva submeter o homem, pois sabe da insegurança do masculino e, tanto é real que, até aqui ainda há, e de maneira muito presente e contundente o machismo, estupro e incompreensível  violentas agressões.

O machismo apenas tenta disfarçar, ocultar a insegurança que o homem tem em relação a companheira, esposa, namorada ou semelhante e, mesmo a despeito de estarmos transitando no século XXI essa realidade ocorre e, não se mostra apenas onde a universidade não chegou mas também, onde o abcd tem curso superior e até na pós graduação, o que comprova que as letras entram mas, não expulsam da cabeça masculina o sentimento de posse ou de objeto que nutre pela mulher que está a seu lado, lógico, ressalvando-se as exceções.

E não se diga que o exagero está presente na minha informação, pois aí esta a Lei Maria da Penha que, precisa ser mais dura, pois ainda hoje milhares de mulheres dormem com os olhos  roxos, dentes fraturados e hematomas generalizados pelo corpo e a desculpa é que ela caiu da cama e permaneceu caindo por anos.

Nossa cultura, nossa educação é que propicia essa dantesca realidade mas, vamos evoluir e melhorar e quem sabe, em pouco mais alguns 8 de março já possamos apenas falar de jardins, de luares de canções românticas, de estrelas brilhantes e de mulheres felizes.

E portanto, logo mais celebrar esta data cantando a rainha do lar, a mãe carinhosa, a amante sensível, a profissional competente enfim, a mulher de muitos ou de todos os olhares e, que não seja mais necessário referirmo-nos aos aspectos indesejados.

 



Lúcio Reis

Belém do Pará – Brasil, 
08/03/2018.

2 comentários:

Lúcio Reis disse...

Além do meu agradecimento e o registro de minha satisfação, em ver esta sincera criação divulgada, torna-se também razão de alegria ao meu coração, pois como sinto a sinceridade dessa querida mulher e belo ser, fica tudo revestido de maneira especial com o cetim de sua sensibilidade. Grato Mada!

Lúcio Reis disse...

Querida Mada ao ver publicado meu carinho à você em função de sua data magna, fico muito feliz, pois assim o mundo tem oportunidade de tomar conhecimento quem é esse ser especial e por isso mesmo ate, compreender, uma das razões pela qual nosso mundo ainda submergiu ante tantos negativos e condenáveis adjetivos, pois você é e representa o substantivo da bondade, do respeito, ou seja é gente de verdade!

Postar um comentário